11 de dezembro de 2017

Rápido e fácil: receitas para a ceia de Natal

Compartilhe pela rede:

A gente sabe que fim de ano é uma correria: supermercados lotados, festas pra planejar e um cardápio pra pensar com antecedência. Muita coisa em tão pouco tempo pode levar você a deixar um dos itens pra última hora, como a ceia de Natal por exemplo. Mas garantimos que, se isso acontecer, não tem problema: temos algumas receitas curingas que ajudam você a preparar um cardápio delicioso de última hora. Anote aí:

Entrada

Suflê de Couve-Flor Rápido

Ingredientes:

½ couve-flor média cozida (2 e ½ xícaras de chá);
2 ovos;
125ml de creme de leite fresco (½ xícara de chá);
50g de queijo gorgonzola (1/3 de xícara de chá);
1 colher (sopa) de cebolinha picada;
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:  em um processador coloque, ½ couve-flor média cozida (2 e ½ xícaras de chá), 2 ovos, 125ml de creme de leite fresco, 50g de queijo gorgonzola, 1 colher (sopa) de cebolinha picada, sal e pimenta-do-reino a gosto e bata por 30 segundos, deixando pedacinhos de couve-flor. Não deixe formar uma mistura homogênea. Em refratários individuais untados com manteiga, coloque uma porção da mistura de couve-flor (feita acima) e leve pra assar em forno médio preaquecido a 200°C por +/- 25 minutos ou até que o suflê esteja levemente dourado e firme. Retire do forno e sirva em pequenos bowls a porção por pessoa! 😉

Prato principal

Peru Frito

Ingredientes:

  •  1 colher (café) de sal;
  •  6 dentes de alho bem amassados;
  •  1 colher (café) de glutamato monossódico;
  •  1 peru (+/- 5 kg);
  •  12 garrafas de óleo (10,800 litros).

Modo de preparo: em uma tigela coloque 1 colher (café) de sal, 6 dentes de alho bem amassados, 1 colher (café) de glutamato monossódico e misture. Lave bem o peru em água corrente e tempere com a mistura feita acima. Coloque o peru (já temperado) dentro de um saco plástico e deixe marinando por 12 horas dentro da geladeira. Retire da geladeira e amarre as pernas do peru com uma tira feita com papel-alumínio dobrado diversas vezes. Quebre ao meio um palito de churrasco e espete cada asa junto ao corpo do peru, para que ele fique mais bonito. Coloque numa panela óleo e leve ao fogo médio até aquecer (155°C). Quando o óleo estiver bem aquecido, coloque devagar o peru marinado e frite por 50 minutos. Retire o peru da panela e deixe escorrer. Sirva em seguida com arroz colorido e farofa.

Sobremesa

Mousse Fácil de Chocolate

Ingredientes:

200g de chocolate meio amargo ralado (não dá certo com outro tipo de chocolate);
¾ de xícara (chá) de água fervente;
Cubos de gelo.

Modo de preparo: com a tigela da batedeira (preferencialmente de inox) dentro de 2 sacos plásticos (um dentro do outro), adicione o chocolate e a água fervente, misture e encha o saco de cubos de gelo, envolvendo a tigela. Bata, em velocidade média, por 2 minutos, distribua imediatamente em potes ou taças e sirva em seguida, decoradas a gosto. Dica: se começar a endurecer muito rápido na batedeira, pare de bater e misture com uma espátula.

Fonte: Blog Italínea

Galeria de Imagens